sexta-feira, 22 de março de 2013

As fontes na construção da pesquisa histórica

A história é construída através da relação entre o historiador e as fontes que ele utiliza. O método usado na construção desse conhecimento é que vai determinar a qualidade do trabalho do historiador e quais os objetivos alcançados.
O processo de seleção das fontes faz parte do método. É um processo subjetivo, pois cabe ao historiador escolher o tema que vai trabalhar e quais as fontes a serem utilizadas. O estudo das fontes, a análise e a interpretação desses materiais, apresentam-se como um trabalho árduo, mas indispensável para se conseguir um bom trabalho historiográfico. Os documentos podem ser analisados de múltiplas maneiras, tendo em vista, em particular, os níveis de profundidade do estudo e os diferentes modelos hermenêuticos.
Desse modo, discutiremos no blog sobre a expansão das fontes históricas, metologias de análise e interpretação das fontes e as possibilidades de pesquisa histórica.



2 comentários:

  1. Muito boa sua postagem. Estudar história é um prazer.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Simone! Eu também adoro...trabalhar com fontes então, manuseá-las, muitas vezes "decifrá-las", rs..é maravilhoso!

    ResponderExcluir